Declaração de Fé

Deus é espírito vivo e verdadeiro
Mensagens Online

Passo I

I. Bibliologia

Afirmamos que as Escrituras, Antigo e Novo Testamentos, em seus 66 livros, sendo 39 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento, foram dadas por inspiração divina. Homens santos foram movidos pelo Espírito Santo e registraram exatamente as palavras inspiradas por Deus.
Afirmamos que nos seus autógrafos originais, a Bíblia é verbal e plenariamente inspirada por Deus, inerrante e infalível em todos os seus registros e ensinos.
Afirmamos que a Palavra de Deus é a revelação proposicional de Deus, e constitui-se em autoridade final, total e plenamente suficiente para todas as questões de fé e prática, bem como para definir e lidar, em todos os seus aspectos, com todos os problemas não orgânicos do homem.


Mt.2.15; At.4.25,26; II Tm.3.16; II Pe.1.3; II Pe.1.20,21; 3.16

“E esteve lá, até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Do Egito chamei o meu Filho.”

– Mateus 2.15

“Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.”

– Deuteronômio 6.4

Passo II

II. Teologia Própria

Afirmamos que Deus é espírito vivo e verdadeiro. Afirmamos que Deus é infinito e autoexistente, e que dirige todas as cousas segundo o conselho de Sua vontade.
Afirmamos que na unidade da Divindade há três Pessoas distintas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, igualmente eternas e de mesma essência, porém distintas em subsistência e funções.
Afirmamos que Deus é totalmente santo, justo, amoroso, misericordioso, fiel, gracioso, presciente, onipotente, onipresente, onisciente, imutável e soberano.


Dt.6.4; Is.43.10,11; 45.5-7;At.5.3,4; 20.28; Mt.28.19; Jo.1.1,18

Passo III

III. Cristologia

Afirmamos crer no nascimento virginal do Senhor Jesus Cristo e na Sua ressurreição corporal. Afirmamos que o Senhor Jesus Cristo é eternamente existente.
Afirmamos que na Sua encarnação, assumiu natureza humana, porém, sem pecado, sendo totalmente homem e permanecendo totalmente Deus.
Afirmamos que Ele subiu ao céu corporalmente, glorificado, e que está assentado à direita do Pai, e que presentemente Ele é o nosso advogado junto ao Pai.


Mt.1.23; Jo.8.58; I Co.15.4; Hb.1.3,5-13

“Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.”

– Mateus 1.23

“Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos.
Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes.
Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus.
Louvem o nome do Senhor, pois mandou, e logo foram criados.”

– Salmos 148.2,5

Passo IV

IV. Angelologia

Afirmamos crer na existência dos anjos como demonstrada pelo ensino das Escrituras.
Afirmamos que os anjos que são seres criados, espirituais, pessoais, imortais, e que são dotados de um poder sobre-humano, porém, delegado. Afirmamos que são seres dotados de inteligência, gloriosos, numerosos e que ocupam diferentes posições.
Afirmamos que os anjos foram criados santos e que os que mantiveram a sua integridade pessoal e lealdade a Deus foram confirmados em santidade, bem como aqueles que desobedeceram foram confirmados na iniquidade. Afirmamos que os anjos confirmados em bondade estão a serviço de Deus, enquanto que os anjos caídos estão a serviço de Satanás, opondo-se aos propósitos de Deus.


Sl.148.2,5; Lc.20.35,36; Jd.6

Passo V

V. Antropologia

Afirmamos que o homem foi criado diretamente por Deus no sexto dia da criação.
Afirmamos que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, conforme as Escrituras, em santidade não confirmada, capaz de e desfrutando de livre comunhão com Deus, possuindo intelecto, emoção e vontade, em unidade material e imaterial, com domínio sobre toda a criação.
Afirmamos que na “queda”, um Adão literal rebelou-se contra Deus e por ato de desobediência trouxe condenação a si mesmo e a toda a humanidade, desfigurando a imagem de Deus no homem, e que todos os homens estão debaixo da condenação em decorrência do ato pecaminoso de Adão. Afirmamos que todos são pecadores por natureza e por conduta, isto é, por escolha própria, totalmente depravados, estando debaixo da justa condenação de Deus, incapazes de buscar a Deus e sujeitos a morte física e espiritual.


Gn.1.26,27; 1.31; Rm.3.10-18; 5.12-21; 6.23

“Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão.
Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”

– Gênesis 1.26,27

“E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.”

– Gênesis 3.17,18

Passo VI

VI. Hamartiologia

Afirmamos que o pecado não é mera casualidade, nem mera fraqueza ou mesmo ausência do bem, antes, é uma atitude errônea para com a Pessoa de Deus, para com a vontade de Deus, para com a Pessoa do Senhor Jesus Cristo e para com os homens, os quais, desde a queda de Adão adquiriram uma tendência ou inclinação natural para o erro.
Afirmamos que o pecado é toda e qualquer transgressão contra a vontade revelada de Deus ou falta de conformidade com essa vontade, quer em condição, quer por conduta, e que as Escrituras ensinam que como consequência, o pecado tem afetado os céus, a terra e seus habitantes, separando estes da glória de Deus.


Gn.3.17,18; Rm.3.23; 8.7; Tg.4.17

Passo VII

VII. Soteriologia

Afirmamos que Deus, pelo Seu amor e graça tomou a iniciativa da salvação do homem condenado, enviando Seu Filho sem pecado para morrer substitutivamente pelo pecador.
Afirmamos que a salvação é obra total da Trindade, em que o Pai é o planejador da redenção do homem, o Filho executou-a por meio do derramamento do Seu sangue na cruz, e o Espírito é o que convence o homem do pecado, da justiça e do juízo, habilitando-o a aceitar a salvação mediante a fé.
Afirmamos que, aceita a salvação mediante a fé, aquele que foi eleito segundo a soberana vontade de Deus, antes da fundação do mundo e que ao receber gratuitamente o dom da vida eterna mediante a fé, é declarado justo, reconciliado com Deus, estando assim apto a fazer parte da família de Deus, bem como seguro da salvação eterna de uma vez para sempre.


Jo.3.16; 6.47; Rm.9.11-18; Ef.1.4; 2.1-10; I Jo.5.13

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

– João 3.16

“Então perguntou Pedro: “Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade?
Ela não lhe pertencia? E, depois de vendida, o dinheiro não estava em seu poder? O que o levou a pensar em fazer tal coisa? Você não mentiu aos homens, mas sim a Deus.”

– Atos 5.3,4

Passo VIII

VIII. Pneumatologia

Afirmamos crer no Espírito Santo, não como uma influência, mas como a terceira Pessoa da Trindade, possuindo toda perfeição da Divindade.
Afirmamos que o ministério do Espírito Santo na dispensação da igreja inclui inspiração, convencimento, regeneração, batismo do crente no Corpo de Cristo, selo da salvação, habitação no crente, santificação, conforto, iluminação, ensino, distribuição de dons, plenitude e intercessão, e que glorificar a Cristo é o foco do Seu ministério.


At.5.3,4; Jo.16.8,14; Rm.8.9

Passo IX

IX. Eclesiologia

Afirmamos que a igreja é formada de todos aqueles que foram regenerados, unidos pelo Espírito Santo ao Senhor Jesus Cristo, o qual é o cabeça da igreja, e batizados pelo Espírito em um só corpo, quer judeus ou gentios, passando a ter responsabilidades mútuas, todos, uns com os outros, para a manutenção da unidade do corpo.
Afirmamos que a igreja local é um “microcosmo” da igreja universal, o Corpo de Cristo, e é caracterizada pela assembleia voluntária de crentes, que andam em obediência a Cristo, com o objetivo de fazer a vontade de Deus (adoração, instrução, comunhão e evangelismo) e perseguir na vida pessoal a semelhança com Cristo, tendo líderes qualificados, cumprindo adequada e fielmente as ordenanças.


Mt.16.16-18; Rm.8.29; 12.5; I Co.11.17-34; 12.12-27; Ef.4.11-14; Tt.1.7-9

“E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”

– Mateus 16.16-18

“Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão.”

– Isaías 65.17

Passo X

X. Escatologia

Afirmamos crer no retorno iminente do Senhor Jesus Cristo para receber a Sua igreja, e que cada crente comparecerá diante do tribunal de Cristo para julgamento das obras.
Afirmamos que após o arrebatamento da igreja haverá um período de sete anos de tribulação, durante os quais o Senhor derramará o cálice de Sua ira sobre a humanidade, e haverá livramento e salvação para Israel.
Afirmamos que a segunda vinda de Cristo à Terra em triunfo concluirá o período de tribulação e será estabelecido um milênio literal, em que Cristo reinará sobre a Terra, e que ao fim do milênio, o Senhor esmagará a rebelião final dos homens influenciados por Satanás, culminando com o grande Trono Branco, e a criação de novos céus e nova terra, e o estado eterno.


Is.65.17; II Co.5.10; I Ts.4.13-18; Ap.3.10; 20.4-6; 20.7-10; 21, 22

Nossas Informações

Onde Estamos

Rua João Franco Silveira Bueno, 78 - Mogi Guaçu - SP

Nosso e-mail

pib.mogiguacu@pibmg.com.br

 

Telefone/WhatsApp

(19) 3891.6788
 

Telefone/WhatsApp

(19) 3891.6788
 
× Fale conosco